A voz também precisa de cuidados
Não são só os professores, comunicadores, cantores e outros artistas que precisam cuidar da voz. A voz é mais do que apenas um canal de comunicação, é uma expressão da identidade, transpassando sentimentos, emoções, ideias e força. Aprender como cuidar da voz é fundamental para os cuidados com a saúde como um todo.
Vários problemas na voz podem passar despercebidos e, por esse motivo, ter atenção é essencial. Alguns deles, inclusive, podem sinalizar o diagnóstico precoce de doenças mais sérias.
Explicando um pouco, a voz é produzida na laringe por meio da vibração das pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais), que realizam seu movimento graças ao fluxo de ar que vem dos pulmões na expiração e a ação dos músculos da laringe. Este som vai se modificando na faringe, cavidade bucal, nasal e seios da face. Por fim, é articulado transformando-se em fala.
Doenças de voz são tratadas facilmente se diagnosticadas no começo, por isso a importância de se aprender como cuidar da voz corretamente. A Medical conversou com as fonoaudiólogas Daiana Zilotti, Tamiris Alves e Flávia Pirondi, da Clínica Audvita, que falaram mais sobre prevenção e cuidados com essa ferramenta tão preciosa. Confira:
A voz é uma das principais ferramentas do corpo humano e é preciso cuidar dela desde pequeno. O que podemos fazer para ter esses cuidados?
A voz é algo essencial para a nossa comunicação e com isso, devemos cuidar e manter bons hábitos para ter uma saúde vocal e evitar futuras doenças. Principalmente se a voz é utilizada como uma ferramenta de trabalho como acontece com o professor, cantor, palestrante entre outros. Cuidar da voz auxilia nas relações interpessoais, demonstra sua personalidade, expressa os sentimentos e mantém uma voz clara e agradável ao ouvinte.
Os cuidados são simples e podem ser realizados diariamente como:
Hábitos saudáveis de vida mantendo uma rotina, uma boa qualidade de sono, lazer e bem-estar
Respirar adequadamente e manter uma alimentação saudável. A maçã é uma aliada à nossa voz atuando como “adstringente”, limpando o trato vocal ajudando no alivio e bem-estar
Procurar beber em média de 2 litros de água por dia, pois ela ajuda na hidratação das pregas vocais
Evite café em excesso, assim como cigarro, que aumentam acidez no estômago, causando refluxo e ardor na hora de falar
Em ambientes ruidosos evite aumentar o volume de voz, tente não gritar. Esses são apenas alguns cuidados para mantermos uma boa saúde vocal.
Por vários fatores, a nossa voz muda ao longo dos anos. Quais os sinais que podemos perceber para saber se a nossa voz está com algum problema?
A voz sofre alterações desde o nascimento até a terceira idade, acompanhando e representando o indivíduo em todos seus aspectos físicos, psicológicos e emocionais. Os problemas relacionados à voz geralmente são frequente e nos revela que algo não está indo bem em relação à saúde vocal. Alguns sinais que devemos nos atentar: rouquidão com frequência, afonia (perda da voz), dores, cansaço vocal, dificuldades na hora de falar, mudanças no tom vocal e coceira constante na garganta.
Existem exercícios de voz que podem ou devem ser feitos diariamente?
Sim, existem vários exercícios vocais que podem ser realizados diariamente principalmente para quem utiliza a voz como uma ferramenta. Os exercícios servem para modificar os padrões e melhorar a qualidade vocal. Porém cada caso deve ser analisado individualmente por profissionais especializados como otorrinolaringologista com exames adequados e o fonoaudiólogo para a elaboração e acompanhamento referente aos exercícios.
É possível reconhecer algumas características da pessoa em função da qualidade da voz? De que forma isso pode ser feito?
Sim, a voz revela muito da característica do indivíduo. Ao ouvir uma voz podemos sugerir se é uma criança, um adulto ou um idoso, bem como o seu sexo. Tudo isso acontece porque a laringe, é aparelho responsável pela produção da voz. O regionalismo e fator social também são características na qual podemos identificar um indivíduo, além das entonações, sotaques e padrão vocal, isso porque cada região brasileira possui suas diferenças e padrão na fala. A emoção e personalidade também fazem parte da formação da voz. Por meio dela conseguimos expressar os mais diversos sentimentos como alegria, tristeza, raiva, dor, nervoso e revelar uma voz mais fraca, forte, grave, aguda entre outros aspectos. Muito da nossa personalidade e intenções comunicativas são reveladas por um conjunto de aspectos vocais e com isso as análises vocais têm sido utilizada com frequências na identificação de criminosos, contratações em vagas de emprego e nas mais diversas situações.
CLÍNICA AUDVITA
FONOAUDIOLOGIA
Rua Floriano Peixoto, 837 - Araçatuba/SP
Telefone: (18) 3304-3720