Câncer infantil: saiba quando é hora de acender o sinal de alerta
A cada ano, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A maioria envolve crianças de 4 a 5 anos de idade. Apesar de ser uma doença grave, com o avanço da medicina, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
Leucemia, tumores no sistema nervoso central e linfomas são os tipos de cânceres infantis mais comuns. Esses e os demais tumores que aparecem nas crianças têm uma característica em comum: não são tão previsíveis como os cânceres mais frequentes em adultos, a exemplo do câncer de pulmão, que na maior parte dos casos, surge em decorrência do tabagismo.
Atualmente, a arma mais importante contra o câncer infantil é a quimioterapia. Aliás, as crianças respondem melhor a este processo do que os adultos. Acontece que tal tratamento tem efeitos negativos que precisam ser acompanhados quando o câncer é vencido. Diminuir essas complicações tóxicas também é um desafio para a medicina. É sempre preciso estar alerta. A Medical conversou com a médica oncologista pediátrica Cibele Cristina Castilho sobre o assunto, confira:
Em que faixa de idade as crianças estão mais sujeitas ao aparecimento do câncer?
O câncer infantil pode acometer qualquer idade de 0 a 19 anos (quando incluímos os adolescentes), mas a maioria é diagnosticada por volta dos 4 a 5 anos.
Existe algum tipo de sintoma ou algo que possa acender um alerta nos pais?
Os principais sinais de alerta do câncer infantil são: febre prolongada de causa não definida emagrecimento nódulos/caroços na barriga, no pescoço dores de cabeça acompanhadas de vômitos e/ou perda de equilíbrio e/ou convulsão e/ou "desvio" do olho manchas roxas pelo corpo, principalmente em áreas do tronco palidez inexplicada dor em perna ou braço que atrapalham a movimentação ou acompanhada de caroço manchas brancas nos olhos, ou estrabismo ou perda da visão ou olhos "saltados" (inchaço ao redor dos olhos).
Quais os tipos de tumores mais frequentes nas crianças?
Os tipos de tumores mais frequentes na infância são leucemias, tumores de sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), linfomas, neuroblastoma, tumor de Wilms ou nefroblastoma.
Qual é o índice de cura atualmente?
Em centros especializados, a chance de cura do câncer infantil pode chegar, em média, a 80%. Claro que depende do estadiamento (o quão avançada a doença está). Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as probabilidades de chances de cura.
DRA. CIBELE CRISTINA CASTILHO
ONCOLOGIA PEDIÁTRICA
Rua Tiradentes, 626 - Araçatuba/SP
Telefone: (18) 3624-2282