Fisioterapia e Terapia Ocupacional: duas profissões que caminham juntas
A Fisioterapia e a TO (Terapia Ocupacional) são duas profissões que caminham juntas. Isso porque as duas promovem principalmente a independência de seus pacientes. Todo 13 de outubro é marcado por ser o dia do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Para atuar nas duas áreas é necessário ser graduado nos respectivos cursos e estar devidamente registrado no Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).
A TO tem auxiliado milhares de pessoas a realizar diferentes atividades do seu cotidiano. A área tem ganhado cada vez mais reconhecimento devido aos resultados obtidos com a intervenção a partir de ações lúdicas, artesanais e artísticas, assim como faz uso de tecnologia assistiva para proporcionar melhorias na qualidade de vida.
O tratamento é essencial para crianças em estado de vulnerabilidade social, pois é preciso observar o contexto social da vida do paciente, como a escola e a família. No caso das crianças, a ideia é conseguir resgatar ou fortalecer o sentido da infância – o brincar, imaginar e o aprender – além de proteger de violações, como o trabalho infantil.
No entanto, a área também auxilia adultos com o autocuidado corporal, atividades rotineiras da vida pessoal (direção veicular, uso de aparelhos de comunicação, finanças pessoais etc.), trabalho, estudo, lazer e participação social. Para atingir este objetivo, o terapeuta utiliza atividades e recursos de tecnologia assistida (adaptações, cadeiras de rodas, órteses, recursos de informática, entre outros).
Já a fisioterapia é responsável por auxiliar na recuperação de nossos movimentos através de massagens e exercícios físicos, atuando também na prevenção de doenças ocupacionais e lesões. O fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente.
O fisioterapeuta analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor. A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada.
A Medical parabeniza a todos os profissionais das áreas pela data especial. Para acessar a lista com os nossos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais credenciados, basta entrar em nosso site.