Aparelhos auditivos: saiba quando é hora de usar
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que são mais de 1 bilhão de jovens, em todo o mundo, que estão sujeitos a desenvolver problemas auditivos devido ao longo período de exposição a ruídos e sons excessivamente altos.
O fone de ouvido é o principal vilão causador do problema, assim como a poluição sonora, como sirenes, carro de som, TV e rádio com o volume muito alto, dentre outros fatores, que podem também causar danos ao aparelho auditivo e, em alguns casos, levando à perda auditiva progressiva.
Em muitos dos casos, quando há grande perda da audição, a alternativa é recorrer para os aparelhos auditivos, também conhecidos como próteses auditiva. A Medical tem parceria com duas empresas que fornecem esses tipos de equipamentos em Araçatuba com condições especiais para os clientes da intermediadora.
Esses dispositivos devem ser colocados diretamente no ouvido para ajudar a ampliar o volume dos sons, facilitando a audição de pessoas que tiveram perda desta função. Os aparelhos servem para qualquer idade.
Existem diversos tipos de aparelho, de uso interno ou externo à orelha, compostos por microfone, amplificador de som e autofalante, o que aumenta o som para chegar ao ouvido.
Apesar de ser pequeno, o aparelho auditivo é formado por vários componentes, como microfone, amplificador, receptor, bateria, adaptadores, além do chip de processamento sonoro. Tudo isso deve estar em harmonia e pleno funcionamento, garantindo que o usuário receberá o melhor som que o aparelho auditivo pode oferecer.
Para o seu uso, é necessário ir no otorrinolaringologista e fazer exames de audição, como audiograma, para saber qual o grau de surdez, que pode ser leve ou profunda.
Os aparelhos auditivos são indicados pelo otorrinolaringologista para casos de surdez por desgaste do sistema auditivo, ou quando há alguma situação ou doença que provoca dificuldade para a chegada de som no ouvido interno, como sequelas de otite crônica alteração das estruturas do ouvido, por um traumatismo ou por uma doença, como a otosclerose danificação das células do ouvido por excesso de ruídos, por trabalho ou ouvir música muito alta presbiacusia, em que acontece degeneração das células do ouvido devido ao envelhecimento tumor no ouvido.
Quando há qualquer tipo de perda da audição, deve-se passar pela avaliação do otorrinolaringologista, que irá analisar o tipo de surdez e confirmar se há necessidade de uso do aparelho auditivo ou se será necessário algum medicamento ou realização de alguma cirurgia para tratamento. Em seguida, o fonoaudiólogo será o profissional responsável por indicar o tipo de aparelho, além de adaptar e acompanhar o aparelho auditivo para o usuário.
Procure um profissional que tenha conhecimento na área e que esteja preparado para acompanhar seu tratamento e tenha em mente que apenas se você seguir todas as recomendações e utilizar sempre o aparelho auditivo é que os resultados começam a ser notados.
Parceiros Medical:
AUDIOFOCUS - PRODUTOS AUDITIVOS
Rua Rio de Janeiro, 256
Araçatuba/SP
Telefones: (18) 3624-2194/3117-5454/99617-2340
WIDEX APARELHOS AUDITIVOS
Rua Tiradentes, 794
Araçatuba/SP
Telefone: (18) 3608-7605