Conheça alimentos recomendados para quem tem diabetes
Ter uma alimentação saudável deve ser uma preocupação de todos. Muitos pensam que o cuidado se estende apenas a pessoas que têm alguma doença, mas saiba que não é. Como este mês lembra-se do “Dia Mundial do Diabetes”, a Medical falará de alimentos importantes para diabéticos e dos produtos que devem ser evitados. As informações são baseadas no portal do Hospital Albert Einstein. Apesar das dicas, a recomendação é procurar um especialista para indicar um plano alimentar de acordo com o seu perfil.
- Busque sempre uma alimentação equilibrada. E saiba que não é preciso fugir de itens calóricos, apenas saber escolhê-los. Você pode comer, por exemplo, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras.
- Conforme destacado, o carboidrato pode fazer parte da dieta, mas tenha cuidado com o produto e a quantidade consumida. “Alimentos como arroz, batata, mandioca, mel, açúcar, pães, frutas, legumes e até o leite contêm naturalmente carboidratos na sua composição. São eles que mais interferem na manutenção da glicemia. Depois de ingeridos, eles se convertem em glicose num período que varia de 15 minutos a 2 horas, portanto, deve-se ter atenção especial à quantidade de carboidratos ingerida”, orientou o Hospital Albert Einstein.
- Já as fibras podem contribuir para manter a glicemia balanceada. Então, pode ser uma alternativa saudável para o seu dia a dia. O hospital explica que as fibras auxiliam no controle da glicemia, porque deixam a absorção dos carboidratos no organismo mais lenta. E acrescenta que é dessa maneira que os carboidratos conseguem ser absorvidos mais devagar, fazendo com que a glicemia, possivelmente, permaneça estável.
- E como qualquer pessoa precisa comer itens saudáveis, inclusive o diabético, procure consumir verduras e legumes, grãos integrais e leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, soja.
- A atenção do diabético tem que ser quanto ao açúcar. O Hospital Albert Einstein orienta substituir o açúcar de mesa ou sacarose por adoçantes ou edulcorantes.
Como as pessoas tendem a se adaptar a grandes mudanças, equilibrar a alimentação será muito fácil, pois é pequena se comparada aos desafios do dia a dia. Lembre-se que o diabético que tem a alimentação certa, costuma ter qualidade de vida.