Câncer de próstata: cuidados podem colaborar para a prevenção do câncer de próstata
Muitos falam em amor próprio. Carregam isso até como um lema para a vida. Mas será que realmente levam isso a sério? Cuidar da saúde é uma grande prova de amor próprio. E alguns esquecem disso e procuram ajuda apenas quando estão em um estágio avançado. A maioria dos homens, por exemplo, é dessa maneira em relação ao câncer de próstata. Mesmo após a criação da campanha anual sobre a doença, chamada de “Novembro Azul”, vários ainda são resistentes ao exame. Neste ano, baseada em informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), a Medical alerta a respeito dos cuidados que podem contribuir para a prevenção do câncer de próstata.
Uma das medidas trata da alimentação, fator que costuma influenciar em diversas situações quando se trata de saúde. Por isso, aposte em itens saudáveis, como frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.
Quem não gosta de uma fritura? Para muitos, um pastel ou salgadinho é interessante a qualquer hora do dia. Mas a gordura em excesso não é uma boa alternativa. A sugestão é evitá-la o máximo possível.
Hoje, as pessoas estão mais conscientes sobre a importância de fazer exercícios físicos. Então, se já é da turma dos praticantes continue firme, pois esse hábito também pode ajudar. Atualmente, não faltam alternativas. Escolha uma e seja ativo. O INCA recomenda, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física.
Outro ponto importante: manter o peso corporal alinhado à altura. Procure acompanhar a balança para viver em equilíbrio.
Além disso, recomenda-se não fumar e reduzir o consumo de álcool. Por isso, quando beber, beba apenas socialmente.
Preste atenção ainda quanto à idade. Segundo o INCA, a idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
Também esteja atento se seus familiares já tiveram câncer de próstata. Sobre o assunto, o Instituto destaca que pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, considerando tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
O INCA aponta que as dicas são apenas um apoio e não substituem a consulta médica. Aconselha que o correto é a pessoa procurar um profissional para fazer check-ups anuais, mesmo se sentir que a saúde está em dia.
Dados
O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) declarou que a estimativa de novos casos para 2018 é de 68.220.
Mesmo que esteja com a vida cheia de compromissos, nunca esqueça de você. E não esquecer de você significa sempre cuidar da saúde.