Andar de bicicleta é saúde: saiba como transitar com segurança nas vias urbanas
Para levar uma vida saudável, um dos requisitos é exercitar o corpo com regularidade. Há pessoas que lutam para incluir na rotina uma atividade. Mas existe uma maneira de mudar isso: escolher um exercício que o faça feliz. Você pode, por exemplo, andar de bicicleta. É possível ir a vários locais de bike, como o trabalho e a escola. Essa atitude além de ajudar a preservar a sua saúde, faz bem para o meio ambiente. Porém trafegar na área urbana com segurança exige cuidados. A Medical reuniu os principais para você adotar no seu dia a dia.
Em seu portal, o médico Drauzio Varella destaca alguns prejuízos que a pessoa pode ter se tiver uma vida sedentária. “A falta da atividade física faz com que o coração regrida funcionalmente e a condição respiratória fique comprometida”, declara. Então, não perca tempo. Exercite-se. Se escolher a bike como atividade e transporte, confira estas dicas:
- Não é possível pontuar todas as dicas necessárias neste espaço. Então, a primeira recomendação é ler o que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz sobre os ciclistas. Estar munido de informação e colocá-la em prática é a melhor alternativa para manter a segurança no trânsito. Confira o CTB: http://www.ctbdigital.com.br/
- É preciso verificar como está a sua saúde atual. Por isso, procure ter um laudo médico que ateste a sua disposição para a prática de exercícios físicos.
- A bike é o seu transporte. Por causa disso, você tem a responsabilidade de conferir se a bicicleta está bem conservada. Veja ainda se atende as suas expectativas e certifique-se de que ela está de acordo com as leis de trânsito.
- Preocupe-se com os equipamentos de segurança. Alguns são: capacete, óculos, luvas, dentre outros. Mas consulte o CTB para conhecer todos.
- Especialistas aconselham o ciclista a não andar na contramão e evitar colar nas beiradas das vias. O indicado é ficar sempre à direita e no canto.
- Andar de bicicleta e ouvir aquela música preferida parece uma combinação perfeita. Mas usar fones não é permitido. Essa atitude pode tirar a sua atenção do trânsito. Então, não a faça.
- Está enganado se acredita que por estar de bicicleta as sinalizações não devem ser respeitadas. Pelo contrário, você tem a obrigação de segui-las, assim como os demais veículos. E não esqueça de utilizar as ciclovias, se tiver alguma na cidade.
- A bicicleta não tem setas, por isso, você deve usar os gestos para se comunicar. Se tiver que virar à direita ou à esquerda, utilize o braço aberto para indicar a direção. Mas antes de virar para algum lado, certifique se o motorista compreendeu a informação.
- Planejamento é importante em qualquer situação. Por isso, antes de sair de casa, verifique qual caminho pegar. Dê preferência para ruas mais tranquilas, especialmente se for iniciante.
- E ser gentil nunca é demais. Sempre que tiver uma oportunidade e for possível, ofereça passagem para o próximo. Seja educado.
Todas essas dicas e a leitura do CTB sobre os direitos e deveres dos ciclistas podem ajudar você a ter mais segurança com sua bicicleta no trânsito da área urbana. Depois disso, é só aproveitar os momentos com sua bike.